Facebook Twitter YouTube TripAdvisor
RelógioAberto diariamente das 9h às 17h Ingressoingressos/tickets
Ingressoingressos/tickets
home / Imprensa / Notícias
28Ago

Cavalgada histórica movimenta entorno do Parque Nacional do Iguaçu

Cavalgada histórica movimenta entorno do Parque Nacional do Iguaçu
Durante o final de semana, cavaleiros das cidades vizinhas ao Parque Nacional do Iguaçu percorreram cerca de 30 quilômetros em estradas rurais do Município de Capanema (PR), com paradas turísticas para contação de histórias e trocas de experiências nas propriedades rurais lindeiras ao Rio Iguaçu, ao Parque Nacional do Iguaçu e atrativos rurais locais como Balneários e Agroindústrias.

O encontro começou na sexta-feira, 24 de agosto, no Balneário Martini, com um jantar de confraternização, música e conto de causos. No sábado cedo, após um café da manhã com produtos da agricultura familiar local, os cavaleiros encilharam seus animais e partiram, por 15km nas estradas que margeiam o Rio Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu, até chegar no Balneário do Kaú, onde um churrasco acompanhado de uma boa música tradicionalista aguardavam os participantes. 

"O objetivo é reunir pessoas que são amantes da natureza e que tem em comum o senso do Parque Nacional do Iguaçu e do Rio Iguaçu, que gostam de preservar e viver em harmonia com a natureza. A cavalgada é uma atividade que tem a identidade regional, é um costume antigo e uma forma de celebrar a amizade, celebrar a natureza e a integração das pessoas", afirmou Adelio Demeterko, Diretor da Cataratas SA, principal promotora do evento.

Ainda no sábado à tarde a cavalgada seguiu até a Comunidade São Luiz, onde se encontrou com outro grupo de cavaleiros, que se tornou uma grande festa. No domingo cedo, para rebater o frio, os participantes fizeram mais um trecho costeando o Rio Iguaçu, até o Balneário Wesling e retornaram para a comunidade São Luiz, onde diversos costelões ao fogo de chão, foram preparados para celebrar o grande encontro.

Um dos motivos da cavalgada é a de manter próximo os gestores, as entidades, as prefeituras e os moradores do entorno do Parque. Os organizadores da Cavalgada aproveitaram oportunidade para chamar a atenção da comunidade e dos participantes, sobre as questões ambientais e a importância do Parque Nacional do Iguaçu. Além disso, a cavalgada busca valorizar a gastronomia e a cultura regional das cidades vizinhas a unidade de conservação. 

A Cavalgada Histórica de Santos Dumont integrou, nesta edição, o calendário da 20ª Feira do Melado, evento tradicional da cidade de Capanema, que comemora o aniversário da cidade vizinha ao Parque Nacional do Iguaçu. A feira do Melado é uma referência de evento popular para produtores rurais e comunidade no sudoeste do Paraná.

Inspiração da Cavalgada - Há 102 anos, Santos Dumont percorreu o trajeto das Cataratas do Iguaçu à capital do estado no lombo de um cavalo para pedir ao governador do Paraná, na época, Affonso Camargo, a desapropriação das terras e para tornar aquele lugar acessível a toda a humanidade.
 
O feito deste brasileiro colaborou para a criação do Parque Nacional do Iguaçu e proteção de uma riquíssima biodiversidade no entorno da unidade de conservação. Mais do que homenagear a contribuição de Santos Dumont para a região, os cavaleiros irão viver um pouco desta experiência de andar a cavalo pela antiga via, que teve um papel fundamental para o desenvolvimento regional.
 
Realização - A 3ª Cavalgada Histórica de Santos Dumont é uma realização do Instituto Conhecer para Conservar, Parque Nacional do Iguaçu e Fundação SOS Mata Atlântica, Prefeitura Municipal de Capanema e CTG Sentinelas da Fronteira e contou com o apoio da 5ª Companhia de Polícia Ambiental – Força Verde.

O Instituto Conhecer para Conservar é uma ONG dos funcionários do Grupo Cataratas e atua em prol de ações socioambientais na região. O instituto trabalha com parcerias envolvidas na conservação para fomentar alternativas de emprego e renda no entorno do Parque, valorizando alternativas de baixo impacto como o turismo rural.
 
(Créditos das fotografias: Luis Wessler) 

Acompanhe as atividades do Parque Nacional do Iguaçu também nas redes sociais:
Facebook
Instagram 
Twitter
Flickr
Youtube
01 02 03
Anterior Próxima
Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
Novos Destinos
AquaRio Marco dasTrês Fronteiras Fernando de Noronha - Parque Nacional Marinho / Eco Noronha Paineiras - Corcovado / Parque Nacional da Tijuca RioZoo
Anterior Próxima
Parque Nacional do Iguaçu ICMBIO
0avaliações
Concessionária
Cataratas do Iguaçu S.A.
A Cataratas do Iguaçu S.A. foi constituída no dia 18 de janeiro de 1999, tendo por objetivo social a implantação, operação, administração, manutenção e aproveitamento econômico das áreas concedidas pelo Ibama, de acordo com os contratos 01/98 e 02/98.
Contato
+55 (45) 3521-4400


Br 469, KM 18
Foz do Iguaçu PR
CEP: 85855-750
Facebook Twitter YouTube Wise
Os Wodens!