Facebook Twitter YouTube TripAdvisor
RelógioAberto diariamente das 9h às 17h Ingressoingressos/tickets
Ingressoingressos/tickets
home / Imprensa / Notícias
30Nov

População de onças no Parque Nacional do Iguaçu cresce com ação de referência em conservação

População de onças no Parque Nacional do Iguaçu cresce com ação de referência em conservação
Por H2Foz.
 
O Parque Nacional do Iguaçu recebeu nesta quinta-feira, 29, evento comemorativo ao Dia Nacional da Onça-Pintada. A data foi instituída neste ano no calendário oficial do país, para celebrar e fortalecer as iniciativas de conservação e a conscientização da sociedade sobre a importância da proteção desses felinos.

O evento reuniu diretores, servidores e técnicos do parque e das empresas concessionárias da unidade de conservação, gestores públicos e representantes de instituições da sociedade civil. Participaram das comemorações ambientalistas, empresários, guarda parques, policiais ambientais e integrantes das Forças Armadas.

Chefe do PNI, Ivan Baptiston fez um relato histórico da ocupação humana na região e a relação das comunidades com a reserva ambiental. Ele destacou o combate à caça ilegal, o fortalecimento da educação ambiental e a maior integração do parque com as populações lindeiras como fatores que contribuem para a conservação das onças.

“É uma data emblemática, marcante, em que celebramos o Dia Nacional da Onça e os avanços para a conservação dessa espécie no Parque Nacional do Iguaçu”, armou Baptiston. “É um esforço que começou anos atrás com políticas públicas para se melhorar a interação do parque com as comunidades, combater a caça e promover a conscientização”, apontou.

Avanços
Presente ao evento em Foz do Iguaçu, o diretor do Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros), Ronaldo Morato, ressaltou os avanços dos projetos de conservação da onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu e em outras unidades brasileiras. Ele defendeu a relação harmônica entre meio ambiente e desenvolvimento.

Morato reconheceu a importância das experiências e ações conservacionistas mantidas na região. “O Parque Nacional do Iguaçu é o berço da conservação da onça-pintada no Brasil. Daqui saíram os maiores líderes, que atuam em diversas instituições e desenvolvem trabalhos em diferentes projetos no país”, destacou.

Nas selvas do Iguaçu
A onça-pintada Atiaia e seus três filhotes passeiam pelo PNI (Parque Nacional do Iguaçu). Eles são vistos em vídeos captados por câmeras colocadas na mata, registros de imagens incomuns e inéditos na região de uma família tão numerosa. Com seis meses de idade, as oncinhas receberão cuidados da mãe até os 2 anos, enquanto aprendem a caçar e a sobreviver.

Sem reconhecer as fronteiras implantadas pelo homem, o macho Croissant percorre longos quilômetros pela Mata Atlântica, no território dos parques nacionais do Brasil e da Argentina. As onças-pintadas conhecidas pelos nomes refletem o trabalho de conservação do maior felino das Américas nas selvas da região.

Além de nomes, há números. Em seis anos, a quantidade de onças-pintadas no PNI passou de 12 indivíduos em 2010 para 22 em 2016. São estimativas. Em dezembro, serão divulgados os dados do novo censo dessa população, feito a cada dois anos. O trabalho é de brasileiros e argentinos dos projetos Onças do Iguaçu e Yaguareté, com muitas parcerias.

Coordenadora do projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros celebra os resultados positivos para a conservação das onças. “É fantástico ver a Atiaia e seus três filhotes passeando, pois é uma espécie criticamente ameaçada”, disse. “O Dia da Onça deve servir para lembrar as pessoas sobre o encantamento natural.”
 
Ela explica a importância da presença desses animais no meio natural. “A mata que comporta uma população de onças, que é uma espécie de topo de cadeia, está saudável, está bem em termos de presas e de diversidade. A simples presença de onças é um indicativo de uma boa saúde da oresta”, concluiu.
 
Dia da Onça em Foz
O evento no Parque Nacional do Iguaçu para celebrar o Dia da Onça contou com exposição de artes visuais tendo o felino como tema, do grupo internacional ABUN (Artistas e Biólogos Unidos pela Natureza). Foram lançados dois vídeos e um livro voltados para a conservação das onças e realizada a entrega do prêmio do concurso nacional de melhor desenho infantil: "Onça-pintada, símbolo da biodiversidade brasileira".

Fotografias: Christian Rizzi
Christian Rizzi - 01 Christian Rizzi - 02 Christian Rizzi - 03 Christian Rizzi - 04 Christian Rizzi - 05 Christian Rizzi - 06 Christian Rizzi - 07
Anterior Próxima
Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
Novos Destinos
AquaRio Marco dasTrês Fronteiras Fernando de Noronha - Parque Nacional Marinho / Eco Noronha Paineiras - Corcovado / Parque Nacional da Tijuca RioZoo
Anterior Próxima
Parque Nacional do Iguaçu ICMBIO
0avaliações
Concessionária
Cataratas do Iguaçu S.A.
A Cataratas do Iguaçu S.A. foi constituída no dia 18 de janeiro de 1999, tendo por objetivo social a implantação, operação, administração, manutenção e aproveitamento econômico das áreas concedidas pelo Ibama, de acordo com os contratos 01/98 e 02/98.
Contato
+55 (45) 3521-4400


Br 469, KM 18
Foz do Iguaçu PR
CEP: 85855-750
Facebook Twitter YouTube Wise
Os Wodens!