Facebook Twitter YouTube TripAdvisor
RelógioAberto diariamente das 9h às 17h Ingressoingressos/tickets
Ingressoingressos/tickets
home / Parque Nacional do Iguaçu / Curiosidades / Lenda das Cataratas

Lenda das Cataratas

Conta-se que os índios Caigangues, habitantes das margens do Rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M'Boy, um deus que tinha a forma de serpente e era filho de Tupã. Igobi, o cacique dessa tribo, tinha uma filha chamada Naipi, tão bonita que as águas do rio paravam quando a jovem nelas se mirava.

Devido à sua beleza, Naipi era consagrada ao deus M'Boy, passando a viver somente para o seu culto. Havia, porém, entre os Caigangues, um jovem guerreiro chamado Tarobá que, ao ver Naipi, por ela se apaixonou.

No dia da festa de consagração da bela índia, enquanto o cacique e o pajé bebiam cauim (bebida feita de milho fermentado) e os guerreiros dançavam, Tarobá aproveitou e fugiu com a linda Naipi numa canoa rio abaixo, arrastada pela correnteza.

Quando M'Boy percebeu a fuga de Naipi e Tarobá, ficou furioso. Penetrou então as entranhas da terra e, retorcendo o seu corpo, produziu uma enorme fenda, onde se formou a gigantesca catarata.

Envolvidos pelas águas, a canoa e os fugitivos caíram de grande altura, desaparecendo para sempre. Diz a lenda que Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas, perpetuamente fustigada pelas águas revoltas.

Tarobá foi convertido em uma palmeira situada à beira de um abismo, inclinada sobre a garganta do rio. Debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta sob a Garganta do Diabo onde o monstro vingativo vigia eternamente as duas vítimas.

Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
Novos Destinos
Aquário do Pantanal AquaRio Marco das Americas Brasil Fernando de Noronha - Parque Nacional Marinho / Eco Noronha Parque Nacional do Iguaçu / Cataratas do Iguaçu S.A. Paineiras - Corcovado / Parque Nacional da Tijuca
Anterior Próxima
Parque Nacional do Iguaçu ICMBIO
31.646avaliações
Concessionária
Cataratas do Iguaçu S.A.
A Cataratas do Iguaçu S.A. foi constituída no dia 18 de janeiro de 1999, tendo por objetivo social a implantação, operação, administração, manutenção e aproveitamento econômico das áreas concedidas pelo Ibama, de acordo com os contratos 01/98 e 02/98.
Contato
+55 (45) 3521-4400


Br 469, KM 18
Foz do Iguaçu PR
CEP: 85855-750
Facebook Twitter YouTube Wise
Os Wodens!