Facebook Twitter YouTube TripAdvisor
RelógioAberto diariamente das 9h às 17h Ingressoingressos/tickets
Ingressoingressos/tickets
home / Parque Nacional do Iguaçu / ICMBio / Plano de Manejo

Plano de Manejo do Parque Nacional

O papel das unidades de conservação (UC) tem alcançado o entendimento de mais e mais estratos da sociedade mundial, o que tem aumentado a responsabilidade daqueles que as administram. Um grande desafio, então, é como fazer para que as UC atinjam os objetivos pelos quais foram criadas e devem existir. É nesse contexto e no contexto da sua administração que ganha relevância a questão do planejamento, entendida, no caso, como o plano de manejo (PM), que deve preceder qualquer tipo de intervenção em uma área natural especialmente protegida.

Segundo Milano (1997), o planejamento, no caso das UC, é muito mais que a organização das ações, mas antes, o estudo das alternativas de manejo aplicáveis a uma situação, onde muitos dos bens não têm valor monetário de mercado reconhecido. Há de se incluir aí os valores culturais e sociais, difíceis de serem quantificados. O autor lembra que o planejamento é um processo, e os objetivos são a “clara intenção do que se espera obter, enquanto o plano de manejo encerra as normas de como fazê-lo, ou seja, a política, a orientação e as técnicas empregadas para esse fim.“

Especialmente no caso das UC, os PM devem, como instrumentos de planejamento que são, ajudar quem as administram a compreender as alternativas que possuem e ajudá-las a eleger prioridades, guiando-as em uma forma específica, sempre levando em conta que se pretende chegar aos objetivos traçados (Milano, 1997), o que extrapola o papel do administrador, pois que as UC possuem objetivos nacionais de conservação, que justificam sua existência como patrimônio público.

Os PM para as UC tiveram sua concepção, no Brasil, em 1976, no antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), hoje o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Prevista sua elaboração na legislação em vigor (Decreto N°.84.017, de 21/09/1979), o PM é o instrumento básico a fornecer as diretrizes para a conservação dos recursos naturais contidos na UC. Deve, como instrumento de planejamento, incorporar novas informações que forem sendo criadas e novas formas técnica e cientificamente comprovadas de aprimoramento para o manejo de uma UC. De modo a atender cada vez melhor a tal prerrogativa, o processo da elaboração dos PM tem sofrido grandes avanços no seu aprimoramento, já no escopo do IBAMA.

Assim é que se procedeu à revisão do PM do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), resultando em expectativa de que ele possa ser melhor manejado, de forma a responder pelos seus objetivos, retratados tanto nas questões de geração de conhecimento para a humanidade, quanto na diversificação das atividades ofertadas ao visitante e quanto à capacidade que tem de promover e contemplar a integração com os municípios e populações do entorno. Tais características, relativas ao seu papel, e as oportunidades que o PNI oferece e os bens gerados a partir daí devem, portanto, ultrapassar o papel institucional, que é apenas um meio para o seu pleno funcionamento e sua perpetuidade.

Espera-se, portanto, que este atual PM colabore mais para as melhorias que o PNI necessita e desempenhe mesmo seu papel como fonte de inspiração e referência para os passos e planos que sua administração venha conceber para a existência da UC e para levar a sociedade a entender o seu papel e a sua responsabilidade nesse processo.

Confira o Plano de Manejo completo, clique aqui.

Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
Novos Destinos
Aquário do Pantanal AquaRio Marco dasTrês Fronteiras Fernando de Noronha - Parque Nacional Marinho / Eco Noronha Parque Nacional do Iguaçu / Cataratas do Iguaçu S.A. Paineiras - Corcovado / Parque Nacional da Tijuca
Anterior Próxima
Parque Nacional do Iguaçu ICMBIO
-1avaliações
Concessionária
Cataratas do Iguaçu S.A.
A Cataratas do Iguaçu S.A. foi constituída no dia 18 de janeiro de 1999, tendo por objetivo social a implantação, operação, administração, manutenção e aproveitamento econômico das áreas concedidas pelo Ibama, de acordo com os contratos 01/98 e 02/98.
Contato
+55 (45) 3521-4400


Br 469, KM 18
Foz do Iguaçu PR
CEP: 85855-750
Facebook Twitter YouTube Wise
Os Wodens!