Terça, 21/05/2013 - 11h05 - Terça, 21/05/2013 - 11h05 - por: Fernando Lopes

Painel artístico retrata fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu

A obra é do artista plástica paranaense Adriano Monance está instalada no Centro de Visitantes

O Parque Nacional do Iguaçu acaba de ter imagens da sua fauna e flora registradas num imenso painel artístico, instalado no portal do Centro de Visitantes. A obra mede 40 metros de comprimento por cinco de altura e foi produzida pelo artista plástico paranaense, Adriano Monanc, convidado pela direção do parque a conceber uma nova identidade visual que impactasse os visitantes. “A minha intenção com esta obra foi deixa-la à mostra de tal maneira que refletisse um pouco do que os visitantes encontrarão no Parque. Igual a um espelho”, afirmou Monanc, que é natural de Foz do Iguaçu e um apaixonado pelas Cataratas do Iguaçu.

A arte sempre fez parte da vida de Adriano Monanc, desde o tempo em que muito jovem acompanhava o trabalho de Antônio Cabral de Mendonça, seu avô que era artista plástico e também seu pai, Affonso ZeneuNeumann, que também é artista. Com este histórico familiar não foi com espanto que a família recebeu a notícia de que Adriano iria trabalhar com música. Porém, após alguns anos de árduo trabalho no mercado musical, percebeu que aquela não era a sua vocação. Foi quando decidiu começar a pintar. E foi um caminho sem volta. As tintas e cores transformaram-se nas suas palavras e sentimento e suas telas começaram a se encher de vida.

 

Adriano sentiu necessidade de aprimorar sua técnica e decidiu voltar ao básico, aos grandes pintores renascentistas e assim, viajou para a Europa e passou sete anos na Itália, entendendo o legado e a importância da arte na vida das pessoas. “É preciso compreender o passado para fazer um futuro melhor”, afirma. E foi após esse longo período que voltou à sua cidade natal, onde mais uma grande descoberta o aguardava.

“Percebi ao voltar para casa, como o Brasil é lindo, como nossas belezas precisam ser mostradas ao mundo. E mais do que isso, me dei conta de que a resposta para o trabalho do artista está nas pessoas, em como elas interagem com a obra, como aquilo afeta elas”, comenta emocionado.

Adriano apaixonou-se novamente pelas quedas d’água do Rio Iguaçu e decidiu que iria mostrar ao mundo a beleza não só das Cataratas, mas também toda a exuberância da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu.

Em 2011, um convite veio ao encontro do que o artista buscava. A campanha Vote Cataratas, para eleger as quedas como uma das Sete Novas Maravilhas da Naturezaestava quase no fim, quando Adriano foi convidado a pintá-la enquanto sobrevoava de helicóptero a Garganta do Diabo. Monanc foi o primeiro e único artista a realizar esse feito. “A experiência foi incrível, nunca imaginei que fosse possível sentir tantas emoções juntas, foi um misto de alegria, animação, ansiedade e orgulho. Sou muito grato por poder ter feito parte da eleição”, ressalta.

A partir daí nunca mais conseguiu se desligar dessa temática na sua arte. Além da obra que retrata o Parque Nacional do Iguaçu, Monanc desenvolveu também trabalhos para o grupo musical Cidade Negra, e os cantores Almir Sater, Paula Fernandes, Gustavo Lima e Seu Jorge. “É uma sensação muito boa ter o reconhecimento do trabalho que amo tanto fazer, principalmente de levar o que Foz tem de melhor para todo o país”, conta.

E quando questionado sobre a inspiração para as cores e formasusadas nas telas que fazem tanto sucesso, Monanc responde: “eu sou um pouco de cada um dos brasileiros e procuro representar o que eu sinto e fazer as pessoas felizes”, conclui.

Luau das Cataratas

Quem apreciou a obra de Monanc terá a chance de ter um quadro exclusivo do artista. Para ganhar, terá que participar da próxima edição do Luau das Cataratas, que acontece no dia 24 de maio, ocasião em que a obra será sorteada entre os presentes. Para ele, o convite foi recebido com alegria. “É um orgulho muito grande poder ser homenageado dessa forma pela minha cidade e poder retribuir de alguma forma”.

Ingressos - Os moradores da região e os turistas devem comprar o ingresso na bilheteria do parque a partir das 20 horas, o valor é R$45,00. As vagas são limitadas. O passeio é uma realização Cataratas do Iguaçu S.A. e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Gastronomia - A programação noturna reserva ainda aos visitantes a opção de desfrutar o melhor da gastronomia brasileira no Restaurante Porto Canoas. Do deque do restaurante é possível ver a formação das Cataratas do Iguaçu. Já no interior do estabelecimento os visitantes poderão curtir uma boa música.

O Luau das Cataratas poderá ser cancelado em caso de condições climáticas desfavoráveis. Caso ocorra o cancelamento, a Cataratas do Iguaçu S.A. restituirá o valor pago previamente, em até dez dias úteis. A restituição será confirmada mediante envio dos dados bancários, com descrição dos documentos de identificação mencionados (RG e CPF/CNPJ).

Mais informações:

www.cataratasdoiguacu.com.br

 (45) 3521-4400

 

Reservas para o Restaurante Porto Canoas:

luau@catarataspni.com.br

(45) 3521- 4443

 

Cataratas do Iguaçu S/A

A concessionária foi criada para incentivar o turismo em unidades de conservação no Brasil e ajudar a preservar suas belezas naturais. É uma empresa 100% brasileira, com tecnologia única na administração de serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu (PR), no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PE) e no Parque Nacional da Tijuca (RJ). Já são treze anos de experiência em gestão ambientalmente correta. A Cataratasdo Iguaçu S/A é um modelo para o país.

Centro de visitantesTransporte. Foto: Alysson Borges.Trilhas. Foto: Alysson Borgeslojas Foto: Alysson Borges.deck porto canoas. Foto: Alysson Borges.Restaurante porto canoas. Foto: Alysson Borges.