Espaço Memória das Cataratas completa um mês de atividade

* Jorge Pegoraro

No último dia 10 de janeiro de 2015, o Parque Nacional do Iguaçu completou 76 anos de existência. Criado pelo Presidente Getúlio Vargas através do Decreto Federal n. 1.035 de 10.01.1939, foi o segundo Parque Nacional a ser criado no Brasil. O primeiro foi Itatiaia, no Rio de Janeiro (dois anos antes).

Junto ao tradicional bolo de aniversário, o Parque recebeu como presente um “espaço” destinado a guardar suas memórias. Muitas fotografias antigas, objetos e documentos armazenados durante muitos anos foram disponibilizados gratuitamente a toda sociedade.

A idéia inicial surgiu da necessidade de se organizar, preservar e exibir o próprio acervo de fotografias e história do Parque, além de oferecer mais um atrativo no âmbito do turismo cultural. 

Realizar uma exposição fotográfica itinerante, confeccionar um livro sobre a história do Parque Nacional eram as grandes metas do projeto naquela época, alcançadas com êxito e apresentadas nas comemorações dos 70 anos do Parque em 2009.

O resultado de todas as ações com a participação da comunidade foi tão positiva, que para suprir as necessidades apresentadas pelos colaboradores era imprescindível a construção de um espaço próprio para exibição pública de todo acervo materializado.

Os colaboradores, na sua maioria pioneiros ou seus descendentes, demonstraram também no decorrer do projeto, grande desejo de construir um local que abrigasse e, principalmente, preservasse suas memórias.

Foi possível então, a digitalização de aproximadamente 1.500 imagens, obtenção de objetos antigos, publicações e curiosidades que estão expostos no novo espaço, construído no Centro de Visitantes do Parque Nacional.

Nossos agradecimentos especiais a todos os envolvidos no projeto desde seu início. Aos patrocinadores e voluntários. Mas principalmente, aos pioneiros e seus descendentes, sem os quais este projeto não teria nenhuma razão de existir.

A continuidade do Espaço Memória, que recebeu no último mês aproximadamente 4.540 visitantes, dependerá da colaboração e esforço de cada um de nós na busca por novos parceiros, fotografias, objetos e documentos antigos, para enriquecer e elucidar, cada vez mais, a história de Foz do Iguaçu e em especial, do próprio Parque Nacional do Iguaçu.

Conforme escreveu Marcos Sá Corrêa no livro - Meu vizinho, o Parque Nacional do Iguaçu: “Sem a fotografia, talvez o Parque Nacional não chegasse a tempo para guardar as Cataratas do Iguaçu em seu suntuoso estojo original, forrado de Mata Atlântica.”

Vida longa ao Espaço Memória das Cataratas e ao Parque Nacional do Iguaçu.

Serviço:
Espaço Memória das Cataratas
Local: Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu
Horário: aberto todos os dias das 9 às 17 horas
Entrada é gratuita

*Jorge Pegoraro é analista ambiental e Chefe do Parque Nacional do Iguaçu.

Centro de visitantesTransporte. Foto: Alysson Borges.Trilhas. Foto: Alysson Borgeslojas Foto: Alysson Borges.deck porto canoas. Foto: Alysson Borges.Restaurante porto canoas. Foto: Alysson Borges.