Mais de 33 mil pessoas visitaram as Cataratas no Carnaval

O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 33.319 visitantes nos quatros dias do feriadão de Carnaval (14 a 17 de fevereiro). Brasileiros e estrangeiros assistiram de perto o espetáculo das águas, nas Cataratas do Iguaçu, o que representou um aumento de 5,9% na visitação turística, comparado com o mesmo período do ano passado. O parque registrou o ingresso de 24.350 turistas do Brasil e 8.969 de outros países.

A grandiosidade de uma das 7 Maravilhas da Natureza despertou diversos sentimentos nos turistas. Cada um à sua maneira, parecia querer registrar fotograficamente o que olhava, pensava e sentia.  Smartphone, tablet, câmera digital, máquina analógica, câmera GoPro e o badalado “pau de selfie” auxiliaram estes visitantes a “eternizar” o momento.

Emoção - A cada instante de caminhada pela trilha das Cataratas, os visitantes direcionavam suas câmeras para as formosas quedas d’água. De forma descontraída um grupo de carioca fez uma boa parada no primeiro mirante das Cataratas para realizar o primeiro “selfie”. Os moradores do Rio de Janeiro pareciam comemorar um gol do time de futebol do coração.

Para um dos fotógrafos do grupo, Jonas, visitar as Cataratas foi um grande aprendizado. “Trabalho na área de turismo, mas ainda não conhecia o Parque Nacional do Iguaçu. Hoje entendo por que o lugar é tão recomendado. O que me chamou atenção, além da beleza é claro, é que aqui as coisas são muito bem organizadas, há uma boa orientação e excelente atendimento”, revelou.

Visitar as Cataratas do Iguaçu pela primeira vez foi o programa de carnaval de Alana Menezes, que fez o passeio pelo Parque, com a filha de colo, Alicia. “Sinceramente, conhecer as Cataratas não estava nos meus planos. Surgiu a oportunidade e depois que eu conheci este lugar, fiquei impressionada pelo que vi. 

Avaliação -  A organização foi mais uma marca positiva deste feriadão, informou o chefe da unidade de conservação, Jorge Pegoraro. Segundo ele, o atrativo contou com bom planejamento envolvendo, principalmente, a Polícia Rodoviária Federal, que ordenou o tráfego na rodovia BR 469, a qual registrou grande movimento, em especial no domingo, quando o Parque obteve sua maior visitação.

Pegoraro destacou, ainda, que de acordo com as avaliações internas, o carnaval serviu de “termômetro” de como será a visitação neste ano de 2015 com tantos feriadões prolongados. “Vamos seguir neste caminho, planejando a visitação e organizando o acesso, para garantir bons passeios a todos os turistas”, concluiu.

Visitação Carnaval – 2015 (detalhada)
Sábado (14 de fevereiro): 5.309 visitantes
Domingo (15 de fevereiro): 13.846 visitantes
Segunda-feira (16 de fevereiro): 8.228 visitantes
Terça-feira (17 de fevereiro):  5.936 visitantes
Total: 33.319

Histórico de visitação - Carnaval (últimos anos)
2015 (14 a 17 de fevereiro): 33.319 visitantes
2014 (1 a 4 de março): 31.450 visitantes
2013 (9 a 12 de fevereiro): 31.652 visitantes

Centro de visitantesTransporte. Foto: Alysson Borges.Trilhas. Foto: Alysson Borgeslojas Foto: Alysson Borges.deck porto canoas. Foto: Alysson Borges.Restaurante porto canoas. Foto: Alysson Borges.