Parque apresenta ações ambientais à comunidade

Durante uma semana, o Parque Nacional do Iguaçu e suas concessionárias irão apresentar, por meio de intervenções culturais e ambientais, um pouco do trabalho que a unidade realiza para a sua conservação. As atividades serão realizadas de 3 a 12 de junho. A programação é alusiva ao Dia da Educação Ambiental (3 de junho) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

As ações têm o objetivo de informar e sensibilizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente. A comunidade poderá assistir a um documentário argentino acerca da onça-pintada e apreciar a exposição fotográfica que tem como tema esse importante carnívoro e será instalada no Centro de Visitantes do PNI.

Para o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, essa é uma oportunidade não só para se apresentar resultados de trabalhos e atividades desenvolvidos no parque, mas também para refletir sobre desafios, prioridades e estratégias para melhor cumprir os objetivos de um parque com grande importância.

“Neste sentido há atividades que buscam apresentar um olhar diferente do parque, não comum para a visitação, como a exposição fotográfica e a exibição do filme Yaguareté, la última frontera, o lançamento de um livro escrito por jovens da região sobre nosso grande carnívoro, e também destaca-se o workshop e a reunião técnica sobre a onça-pintada”, ressaltou.

Ivan reforça que, mais que estar na logomarca da unidade de conservação, o grande felino deve ser sempre o foco do planejamento, ações e atitudes. “Para a salvaguarda desta espécie, precisamos ter um olhar e uma estratégia também além dos limites deste parque, uma visão estratégica regional. Este parque, associado e todo um conjunto de áreas protegidas na Argentina e Paraguai, apresenta uma das últimas oportunidades de existência de uma população de onças-pintadas no Cone Sul da América do Sul, o que nos impõe considerável responsabilidade”, refletiu. 

De acordo com Mariele Xavier, coordenadora de Educação Ambiental no Parque Nacional do Iguaçu, ações como essas ajudam a sensibilizar a sociedade. “Nesta edição buscamos valorizar a onça-pintada, símbolo do parque e que tem um papel fundamental no equilíbrio da nossa biodiversidade”, destacou.

 

Programação:
8 de junho (segunda-feira)

Inauguração ETE Porto Canoas (programação fechada)
Horário: 10 horas

 

9 de junho (terça-feira)

Lançamento da exposição fotográfica Onça-Pintada
Local: Centro de Visitantes
Horário: 9h30

Lançamento do livro Lola, a Onça
Horário: 9h30

 

10 de junho (quarta-feira)

Limpeza nas encostas da Trilha das Cataratas
Horário: 9 horas

 

Futebol: Carnívoros do Iguaçu (BR) x Proyecto Jaguareté (ARG)
11 de junho (quinta-feira)
Horário: 19 horas

Workshop Conservação da Onça-Pintada
Horário: das 9h às 18h
Local: auditório do Centro de Visitantes do PNI

 

12 de junho (sexta-feira)

Reunião técnica: próximos passos do Projeto Carnívoros do Iguaçu
Local: auditório da administração do parque
Horário: das 8h às 12h

 

Organização – A Semana do Meio Ambiente no Parque Nacional do Iguaçu é uma realização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e das concessionárias Cataratas do Iguaçu S.A., Hotel das Cataratas, Macuco Safari, Macuco EcoAventura, Helisul,  Ecocataratas e da Associação Parque Nacional do Iguaçu (Asparni). 

Mais informações
(45) 3521-8357 – Mariele
(45) 3521-8374 – Marina
escolaparquepni@gmail.com

 

Centro de visitantesTransporte. Foto: Alysson Borges.Trilhas. Foto: Alysson Borgeslojas Foto: Alysson Borges.deck porto canoas. Foto: Alysson Borges.Restaurante porto canoas. Foto: Alysson Borges.