Para nós todo dia é Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho de cada ano. A data foi definida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972 em Estocolmo, na Suécia. O Brasil ampliou a referência ao dia e constituiu a Semana Nacional do Meio Ambiente, com a finalidade de apoiar a participação da comunidade nacional na preservação e conservação do patrimônio natural.

Essas datas foram instituídas para que voltássemos nossa atenção a atitudes cotidianas e refletíssemos sobre formas de reduzir os impactos sobre o meio ambiente. É a busca por uma vida mais equilibrada. O tema trazido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente neste ano foi “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”, fazendo referência ao crescimento populacional e ao consequente aumento da exploração de recursos naturais.

As empresas do Grupo Cataratas, visando a contribuir com a qualidade de vida da sociedade, buscam proporcionar experiências de contemplação, interação e convivência com a flora, fauna e belezas naturais dos diversos ecossistemas do Brasil. Por isso, todos os dias, reforçamos nossos compromissos com o desenvolvimento sustentável e asseguramos às gerações futuras um planeta vivo e equilibrado. 

A água, o solo, o ar, as espécies vegetais e os animais são exemplos de recursos naturais limitados. O crescimento populacional afeta esses recursos à medida que ocorre o aumento da demanda – e quase sempre há exploração sem a devida responsabilidade ambiental. O consumo e a produção sustentáveis são a única solução para que possamos conviver em harmonia com o meio ambiente.

O Brasil abriga em seu território algumas das principais reservas mundiais de recursos naturais. A Floresta Amazônica sozinha representa um terço das florestas tropicais do mundo e contém metade da biodiversidade do planeta em seus ricos ecossistemas. Além disso, a região amazônica concentra cerca de 20% do total de água doce disponível no globo.

Da diversidade de biomas encontrados no Brasil, retiram-se água, alimentos, ar puro, minerais, madeiras, solos férteis e matérias-primas em geral, bem como opções de lazer e de contemplação com paisagens paradisíacas. Essa riqueza toda se reflete em responsabilidade quando se pensa em consumo e produção sustentáveis.

A Cataratas do Iguaçu S/A se preocupa com essa responsabilidade nacional, por isso seus negócios refletem os princípios da conservação e da manutenção ambiental ao passo que a empresa atua com o ecoturismo e, em especial, presta serviços dentro de unidades ambientais. Estas são territórios especialmente selecionados para assegurar a representatividade de nossos biomas, preservando, conservando e recuperando áreas de reconhecida importância ao meio ambiente.

A Cataratas está presente hoje no Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional da Tijuca e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e atua de maneira a minimizar seus impactos com o tratamento de efluentes líquidos gerados, gerenciamento e correta destinação de resíduos sólidos, controle de emissões gasosas e educação e sensibilização ambiental dos visitantes por meio de atividades e informações sobre as boas práticas ambientais no cotidiano de cada um.

Além das unidades de conservação, a concessionária está presente ainda no Aquário do Rio de Janeiro e Aquário do Pantanal (Campo Grande), os quais se encontram em construção, mas que, por concepção, são empreendimentos voltados ao contato com a natureza, educação ambiental, pesquisa e desenvolvimento e conservação de espécies.

A empresa está sempre buscando soluções tecnológicas mais limpas, visando à harmônica convivência entre desenvolvimento econômico e meio ambiente. É bom saber que assuntos como o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Semana Nacional do Meio Ambiente estão ganhando proporções cada vez maiores e que cada vez mais as pessoas se preocupam em buscar medidas de consumo e modelos de vida de menos impacto. 

Conforme ressaltou Cláudio Maretti, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em seu discurso de posse no órgão: “A sociedade preza a biodiversidade, defende a natureza e quer boas unidades de conservação, mas também, ou sobretudo, porque elas representam paz, liberdade, saúde mental e física, lazer, prazer, reconexões com seus íntimos, adoração divina... Porque somos parte da natureza. Porque a biodiversidade é parte de nós”.

Nesse sentido, a partir do momento em que o homem percebe que o meio ambiente não se resume em um conjunto de recursos a ser explorados, mas sim em um complexo sistema do qual apenas é parte e do qual sua sobrevivência depende dele, não resta outra atitude a não ser preservá-lo e buscar sua prosperidade, pois sem o meio preservado não há possibilidade de qualidade de vida.

O Dia Mundial do Meio Ambiente estimula reflexões para aprendermos a converter hábitos diários em atitudes de menos impacto. 

Grupo Cataratas
Setor Institucional e Regulatório

Centro de visitantesTransporte. Foto: Alysson Borges.Trilhas. Foto: Alysson Borgeslojas Foto: Alysson Borges.deck porto canoas. Foto: Alysson Borges.Restaurante porto canoas. Foto: Alysson Borges.